Eurodeputado António Marinho e Pinto Co – assina Carta à Alta Representante e Vice presidente Federica Mogherini sobre a Libertação Imediata das Mulheres Detidas nos Protestos Anti – Hijab no Irão

/ / Noticias Internacionais

Sob iniciativa da Eurodeputada Marietje Schaake, que também integra a Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa, quarenta e quatro eurodeputados incluindo o Eurodeputado António Marinho e Pinto, assinaram uma carta à Alta Representante da União para a Política Externa e de Segurança, Federica Mogherini.

Nesta carta, os parlamentares exortam a Vice-Presidente da Comissão Europeia a denunciar publicamente a situação no Irão, bem como a intervir junto das autoridades iranianas com vista à libertação imediata das mulheres que protestaram contra o uso obrigatório do hijab nos últimos meses.

Este movimento nasceu em 2014 com a ativista pacífica Masih Alinejad, exilada nos Estados Unidos e tem vindo a crescer ao ponto do governo iraniano revelar dados de que metade dos iranianos são contra o uso obrigatório do hijab.

No seguinte link pode ler-se a carta e ver quais os eurodeputados que se associaram a este movimento, para além do Eurodeputado Marinho e Pinto.

https://marietjeschaake.eu/en/letter-to-hr-vp-on-anti-hijab-protests-in-iran