
As alterações climáticas são, provavelmente, um dos maiores desafios da atualidade, com graves consequências para ecossistemas, sociedades e economias. É por esta razão que o combate às alterações climáticas permanece uma prioridade para o Parlamento Europeu.
O combate às alterações climáticas é uma das seis prioridades da UE para 2017.
A UE está empenhada em reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa em pelo menos 20% em 2020 quando comparado com níveis de 1990, melhorar a eficiência energética em 20% e aumentar a percentagem de fontes de energia renováveis em 20% até 2020. Em 2030, a UE espera atingir ainda objetivos mais ambiciosos.
Em fevereiro de 2017, o Parlamento Europeu aprovou a revisão do Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE para tornar mais atrativo o investimento em tecnologias hipocarbónicas.
O Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE é um dos instrumentos que a UE tem à sua disposição para ajudar a cumprir os ambiciosos objetivos da UE relacionados com as emissões de gases com efeitos de estufa e para contribuir para objetivo acordado na Conferência do Clima de Paris: manter o aquecimento global abaixo dos 2°C em relação aos níveis pré-industriais.
Descubra mais artigos, infografias, entrevistas e vídeos sobre o papel e as iniciativas do Parlamento Europeu no combate às alterações climáticas no nosso destaque.